Câmara lança áudio sobre acessibilidade

Depois de uma longu�ssima história - quase a História da Humanidade - o tema da Acessibilidade começa a ser percebido em toda a sua extensão, no discurso legal ao menos.

Prestes a completar 25 anos de fundação, a Adefav (Associação para Deficientes da Áudio Visão) busca educar surdo-cegos e multideficientes (pessoas com mais de uma deficiência) para que eles sejam incluídos na família e na sociedade. Para isso, a entidade, formada por pais de alunos, amigos e profissionais da área, desenvolve atividades terapêuticas, educacionais e profissionalizantes para cerca de 110 alunos.
No início, a casa atendia somente surdo-cegos, em parceria com escolas municipais de cinco regiões da capital. O trabalho foi desenvolvido até a criação da atual sede, localizada no Ipiranga (zona sul). “O novo espaço foi construído com recursos de uma fundação alemã e acompanha as atuais normas técnicas de acessibilidade“, comenta a supervisora de programas da associação, Helena Burges.
Entre as atividades da Adefav está uma escola para crianças e adolescentes com idades entre três e 18 anos. Há três faixas de atendimento distintas: educação infantil, acadêmico e acadêmico funcional. Nas aulas especiais, são desenvolvidas habilidades de linguagem, comunicação, socialização, leitura e trabalho. Em meio ao processo, familiares colaboram e também são orientados. “A ação conjunta possibilita também um aprendizado dentro de casa, após uma prévia orientação dos pais”, comenta o assistente administrativo da Adefav, Marcelo Santos.
Outro trabalho da associação é a oficina pedagógica, dividida entre aulas de culinária, papelaria, bijuteria, mosaico e biscoito para cães. “O material produzido pelos alunos é revendido na sede da entidade”, conta Santos.
A capacidade motora dos deficientes é aprimorada por meio de aulas de educação física, no pátio da sede, e de atividades aquáticas adaptadas, em uma piscina separada em dois níveis de profundidade, para crianças e adultos.

A entidade está incluída no Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e aceita doações em dinheiro, por meio de abatimento no Imposto de Renda de pessoas físicas ou de empresas interessadas em colaborar. Também são aceitos computadores, mesas, cadeiras e DVDs, entre outros equipamentos. O material é necessário aos projetos do setor de informática e do auditório, onde são ministrados cursos. Há 35 voluntários na casa, mas novos colaboradores são bem-vindos.

A Mil Assentos é uma loja especializada em acessórios para acessibilidade, consulte a loja e adquira as melhores barras de apoio, assentos, vaso sanitário especiais.

Ligue para: 11-3032 0074

www.milassentos.com.br/blog

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário